Notícias

25 de Julho de 2019

O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e e quais são os prazos para adequação da sua empresa?

O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e e quais são os prazos para adequação da sua empresa?

Novo documento digital para registro das vendas no varejo tem como prazo final de implantação o mês de fevereiro de 2020. A Multilógica já disponibiliza a seus clientes um Software com esta nova implementação.


A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) veio para substituir definitivamente a emissão dos Cupons fiscais. Ela é um arquivo digital, de transmissão instantânea, que registra as vendas presenciais (ou para entrega futura) emitias para o Consumidor Final.

Com este novo modelo de emissão do documento fiscal das vendas, a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor - modelo 2 - e o Cupom Fiscal emitido por ECF, tornam-se obsoletos. Com intuito de padronizar a adequação das empresas, o Governo Federal estabeleceu prazos limite para a transição ao novo modelo exigido pelo Fisco: Fevereiro de 2020 é a data final adequação à NFC-e. Mas fique atento: Para alguns ramos de negócio a emissão da NFC-e já é obrigatória e melhor pessoa para lhe orientar nesse sentido é o seu Contador!

De toda forma, a implantação da NFC-e promete de fato oferecer algumas vantagens para o varejista. Entre elas, destacam-se as mais importantes:

  • Transmissão do documento em tempo real;
  • Possibilidade de emitir notas sem ter que usar uma impressora fiscal e a de conseguir expandir pontos de venda sem necessitar de autorização do Fisco;
  • Modo de contigência para funcionamento off-line;
  • Entre outros.

Como a NFC-e irá substituir a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor, modelo 2, e o Cupom Fiscal emitido pelo ECF, é importante que o varejista já comece a se planejar para adotar esse sistema em sua loja. A nova NFC-e será obrigatória em todo território nacional.

O primeiro passo para realizar esse planejamento é  fazer uso de um software de vendas que seja capaz de emitir este novo documento fiscal de acordo com a legislação estabelecida.

Não se preocupe: o Plenus já está preparado para esta nova legislação e estamos prontos para oferecer à sua empresa a possibilidade de aderir ao módulo de emissão da NFC-e antes mesmo que esta seja obrigatória!

Solicite agora mesmo uma proposta comercial e poupe ainda mais tempo na rotina de sua empresa com as soluções inteligentes da Multilógica Softwares.

Ver todas as notícias